Entidades discutem democratização do poder judiciário, em Belo Horizonte

ENTIDADES DISCUTEM DEMOCRATIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO, EM BELO HORIZONTE

Eventos ocorrerão nesta sexta, dia 05 de agosto, as 18h, na Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 – salão do 1o andar do prédio da Pós Graduação) e neste sábado, 06 de agosto, às 08h30, no Hotel Normandy (Rua Tamoios, 212, Centro).

Sabe-se que dentre os três poderes o Poder Judiciário é o único em que seus membros não são eleitos/as e, portanto, é o poder que menos possui controle social. Observamos cada vez mais um Judiciário distante da sociedade e das demandas populares. Os direitos sociais e direitos humanos não são efetivados em detrimento da aplicação de uma legislação conservadora e opressora, por juízes (as), em regra, distantes da realidade socioeconômica vivenciada pelo povo deste país. Por outro lado, a cada dia que passa os (as) magistrados (as) vêm ganhando maiores privilégios, a exemplo do auxílio moradia no valor de R$ 4.377,73, concedido irrestritamente a toda a magistratura mediante decisão liminar do ministro Fux nos autos da ação originária 1.773/ STF. Enquanto isso, os (as) servidores (as) do Poder Judiciário passam por intenso processo de precarização das condições laborais, sobrecarga de trabalho e retirada de direitos.

Diante do atual cenário político e frente às demandas da população, refletir sobre o papel do Poder Judiciário é cada dia mais urgente, motivo pelo qual chamamos o debate sobre a necessária democratização dos sistemas de justiça com enfoque no enfrentamento sobre a Justiça queremos e precisamos.

Os eventos contarão com a participação do juiz André Bezerra, do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia (AJD), da cientista social e advogada popular da Terra de Direitos e integrante da JusDh, Maria Eugenia Trombini, de integrantes do Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular e da Clínica de Direitos Humanos da UFMG.

Na ocasião dos debates ocorrerá ainda o lançamento do livro “Justiça e Direitos Humanos: Olhares críticos sobre o Poder Judiciário em 2015”, obra que compila 12 experiências de assessoria jurídica popular no campo da defesa dos direitos humanos.

Roda de Conversa

debate dia 06