Coletivo Margarida Alves participa de podcast sobre aborto legal no Sistema Único de Saúde – ouça!

Entre as temporadas 2020 e 2021, o Podcast da Alma publicou a série “Aborto legal, serviço essencial” com dois episódios especiais sobre os cuidados em saúde no SUS para a interrupção de gestação decorrente de violência sexual.

Inovação, ciência e tecnologia para avançar o acesso ao aborto no SUS

Este segundo programa trata dos impactos da pandemia do novo coronavírus sobre os serviços de atenção à saúde reprodutiva, explicando como são essenciais e, portanto, devem ser mantidos apesar de todo cenário de contingenciamento da crise. São apresentadas duas abordagens de cuidado inovadoras e cientificamente consolidadas que foram introduzidas como política pública no país em 2020 via Sistema Único de Saúde. Elas promovem o acesso das meninas e mulheres ao direito previsto em lei de interromper gestações decorrentes de estupro.

Especialistas convidadas

As entrevistadas são: Helena Paro, médica ginecologista e obstetra, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia e coordenadora Nuavidas – Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual do Hospital de Clínicas de Uberlândia (Nuavidas/HCU-UFU); e Mariana Prandini Assis, advogada no Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular, e pesquisadora colaboradora sênior na Universidade de Brasília.

Baixar arquivo

Mais informações

No primeiro episódio Cuidados em saúde no SUS: Como funcionam os serviços de aborto legal, você confere o funcionamento de dois ambulatórios em cidades do interior do Brasil. Descrevemos o atendimento realizado pelo Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina; e pelo Nuavidas/HCU-UFU, em Minas Gerais.

Esta série tem produção, edição e apresentação de Ana Carolina Franzon. A realização é da Alma Londrina Rádio Web em parceria com a Rede Feminista de Saúde e apoio do Fundo Elas.