Feliz Dia dx Advogadx!

“O amor nos impele ao outro.”
Fábio Alves dos Santos
Neste 11 de agosto, dia em que se comemora o dia dxs advogadxs, querem homenagear Fábio Alves dos Santos (falecido em 19 de outubro de 2013), ícone da advocacia popular em Minas Gerais.
Fábio nasceu em Milagres no Ceará, formou-se em pedagogia e direito. Foi coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) do Nordeste. Acompanhou a luta dos índios em cinco estados. Em 1985 veio morar em Belo Horizonte onde atuou como assessor do MST e coordenador do CIMI-Leste, com presença marcante na causa dos Xacriabá, em Itacarambí.
Foi assessor jurídico na Pastoral dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte e coordenador do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da PUC-Minas. Também desenvolveu relevante trabalho junto à Pastoral Carcerária em defesa dos direitos humanos dos encarcerados. Teve atuação decisiva para a implantação das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (APACs) no Estado de Minas Gerais.
Como advogado popular, dedicou sua atuação nos últimos anos de vida às ocupações urbanas, tais como as Torres Gêmeas, Caracol, João de Barro, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Dandara e muitas outras comunidades em situação de insegurança da posse, além da defesa dos direitos da população em situação de rua. Professor Fábio dedicou toda sua vida à causa dos pobres e à construção de uma sociedade justa, fraterna, igualitária.
O Coletivo Margarida Alves tem o Prof. Fábio como referência na advocacia popular e espera poder manter vivo seu exemplo!
A luta dxs advogadxs populares deve ser comemorada não só hoje, mas todos os dias! Que cresçamos em número e nos multipliquemos!
Feliz dia do advogadx!
Viva x advogadx popular!

 

Professor Fábio Alves dos Santos, presente!

 

Professor Fábio em sustentação oral no Tribunal de Justiça de Minas Gerais por ocasião do julgamento de um dos recursos envolvendo a Comunidade da Dandara.