No ano de 2017, o Coletivo Margarida Alves, o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) produziram conjuntamente a cartilha “Água: direito reconhecido à vida”, distribuída em espaços de formação com as famílias de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais. As duas cidades fazem parte do território atingido pelo Projeto Minas Rio, da mineradora inglesa Anglo American, um dos maiores empreendimentos minerários do mundo de exploração de minério de ferro.
O material, realizado também em parceria com a Cáritas Brasileira e a Rede de Articulação e Justiça Ambiental dos/as Atingidos/as do Projeto Minas Rio da Anglo American – REAJA, traz de maneira didática diversas informações sobre o direito humano à água, as violações cometidas pela Anglo American nas duas cidades e os dispositivos à disposição da população para a garantia desse direito.
Agora, divulgamos o conteúdo desse material como parte da série “Minas de Resistência”. Assim como a série, a produção da cartilha “Água: direito reconhecido à vida” também contou com o apoio do Fundo Socioambiental Casa.
Confira abaixo na íntegra ou faça o download clicando aqui.