Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi aprovado um Auxílio Emergencial para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Apesar do auxílio, muitas comunidades têm encontrado dificuldades para acessar o benefício, especialmente porque a única forma é possuir acesso à internet e telefone celular com sistema Android ou IOS.
Diante dessa realidade, a CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas elaborou um comunicado, com apoio de diversas organizações, dentre elas o Coletivo Margarida Alves, contendo orientações básicas para os quilombolas de todo Brasil.
A CONAQ vem realizando o monitoramento dos casos de Covid-19 nos quilombos – confira aqui o boletim epidemiológico. Até o momento, são 0 casos confirmados, 38 em monitoramento e 8 óbitos em quilombos do Amapá (02), Bahia (01), Goiás (01), Pará (02) e Pernambuco (02). Por isso, foi elaborada também uma cartilha reforçando as orientações básicas de como se prevenir, além de um alerta público denunciando esta realidade.
Confira abaixo as cartilhas produzidas, clicando nas imagens: