Projeto de mineração ameaça subsistência em Serro

Comissão de Direitos Humanos da ALMG verifica, sob a ótica da violação dos direitos humanos, as condições do empreendimento minerário denominado “Projeto Serro”, que pretende ser desenvolvido pela empresa Mineração Conemp no Município do Serro. Foto: Ricardo Barbosa / ALMG

Enquanto vários municípios mineiros convivem hoje com o medo implantado pela mineração, as empresas mineradoras avançam sobre novas comunidades. O projeto da mineradora Herculano ameaça o abastecimento hídrico e a agricultura familiar de vários territórios entre os municípios de Serro e Santo Antônio, incluindo a Comunidade Quilombola de Queimadas.

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais esteve presente no local, onde realizou uma audiência pública com os moradores de Serro na noite da terça-feira, 21/05, quando foram revelados problemas no licenciamento da empresa Herculano. Durante a quarta, 22/05, as deputadas Andréia de Jesus (PSOL) e Beatriz Cerqueira (PT), que compõem a comissão, realizaram uma visita técnica à comunidade.

Confira abaixo reportagem do programa Assembleia Notícia, da TV Assembleia, sobre a visita da Comissão de Direitos Humanos às comunidades rurais do Serro.